sexta-feira, 11 de maio de 2018

Haydée Dourado -Parte 2 de 2


Fala Galera, hoje dando continuidade estaremos  ao nosso tema, falaremos mais um pouco sobre Haydée Dourado...


-------------------------------------------------


Haydée Guanais Dourado assumiu o cargo de diretora da Escola Enfermagem e Serviços Sociais em 26 de junho de 1946.

Nos seus primeiros passos, estreitou relações com diversos setores da sociedade para divulgação da Escola.

Selecionava estudantes que demonstrassem interesse pela nova profissão que emergia: mulheres de boa família, visto que, na década de 1940, havia uma preocupação quanto aos aspectos morais do lugar onde uma mulher iria trabalhar e com quem iria se relacionar, lugar onde uma mulher iria trabalhar e com quem iria se relacionar. O trabalho da enfermeira, nessa época como ainda hoje, não era valorizado pela sociedade, as atividades de enfermeira não profissional eram vistas como estereótipo negativo, correspondendo a padrões morais inferiores para as pessoas do sexo feminino que exerciam a enfermagem, isto influenciava a possibilidade de o novo Curso atrair mulheres da “boa” sociedade para a profissão.

 Como pioneira do novo modelo de enfermagem, destacava-se por sua postura rígida, religiosa, pautada na preservação da imagem da enfermeira e na valorização de seu papel na sociedade.

 A criação da Escola, fundamentada em muitos aspectos na Escola Anna Nery e na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, contribuía para uma visão da profissão exclusivamente feminina. Contudo, não foi apenas a visão tradicional e conservadora da sociedade baiana que Haydée precisou enfrentar.

Na sua trajetória no campo da Enfermagem, tornou-se Superintendente do Serviço de Enfermagem da Campanha Nacional Contra Tuberculose, Conselheira Fiscal e Deliberativa da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e sua vice-presidente em 1953 e 1954, retornando como Coordenadora da Comissão Permanente de Legislação entre 1966 e 1972.

Foi diretora e redatora-chefe da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn) por quase quatro décadas. Nesse período, foi autora de 64 editoriais publicados.

A formação ampla de Haydée valorizava a exploração e utilização de múltiplos conhecimentos para fundamentar suas argumentações e deliberações. A trajetória de vida traçada por ela, suas concepções ideológicas e políticas conquistadas com base em sua formação acadêmica e profissional, colocou-a em uma condição de admiração por suas contemporâneas e por todas as pessoas que conhecem sua trajetória.

Haydée Guanais Dourado




Referencias bibliográficas:

https://www.researchgate.net/publication/314550146_HAYDEE_GUANAIS_DOURADO_FAZ_CEM_ANOS_APRENDENDO_COM_A_HISTORIA

http://www.scielo.br/pdf/reb/env55n3/v55n3a07.pdf

Integrantes

Integrantes do Grupo: Nomes :                               RGM : Aline Alves                    1876408-8 Alex Carv...