sábado, 12 de maio de 2018

Madre Marie Domineuc - Parte 1 de 2

Fala Galera, Tudo certo com vocês??

Como prometido o tema do nosso post de hoje será sobre a percussora de Enfermagem Madre Marie Domineuc, falaremos sobre sua viada, contribuições importantes para o ensino de Enfermagem no Brasil.

Então quem foi essa percussora de Enfermagem e o no que ela foi importante para a nossa profissão?
Quer saber, e só continuar lendo...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Francesa, nascida em 15 de novembro de 1911, viveu no Brasil desde 1935, aos 23 anos de idade.

Por ordem da Congregação Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, em Roma, foi enviada para ajudar a fundar a primeira escola de enfermagem do Hospital São Paulo.

A jovem madre, além de professora de enfermagem, assumiu a assistência social do hospital. E "com o verdadeiro espírito franciscano", atendia aos necessitados que buscavam auxílio, com o lema de "não viver senão para servir".

 Foi nessa época, que a pedido do obstetra e professor Álvaro Guimarães Filho ao Arcebispo Dom José Gaspar de A'lfonseca, fundaram o Amparo Maternal, em 1939, com a concepção de que nenhuma parturiente na cidade de São Paulo deveria ficar sem um local adequado para dar à luz.

Várias casas foram alugadas na Vila Mariana, Mas madre Marie Domineuc necessitava que em cada casa fosse possível realizar partos. E foi buscar recursos, sempre com apoio de Dom José Gaspar e do professor Álvaro Guimarães Filho. 

                                                                                               

Dom José Gaspar D'Afonseca e Silva




Dr. Álvaro Guimarães Filho




A vizinhança não via com bons olhos a proximidade dos albergues e, por vezes, até a Madre sofria preconceito, sendo xingada pelos moradores no meio da rua.

Estava à frente de seu tempo e não descansou até que, 15 anos depois, conseguiu unificar as casas-maternidade espalhadas pelo bairro em uma só edificação. Finalmente, em 1945, a Câmara Municipal votou o início das instalações do Amparo Maternal.

Foram 11 longos e sofridos anos até que a obra ficasse pronta. A incansável madre Marie Domineuc — que se mudou com as albergadas para o local durante a construção — enfrentou a falta de recursos, o atraso das obras e, ainda, os preconceitos. Até que, em 1954, o prédio foi inaugurado pelo então governador Adhemar de Barros, embora só tenha ficado totalmente pronto em 1964.



Foto da Construção do Amparo Maternal



8 comentários:

  1. Fui mãezinha do Amparo Maternal. Trabalhei com a Madre que nos chamávamos de Vo. Ela era o evangelho vivo

    ResponderExcluir
  2. gostaria de uma entrevista com vc .

    ResponderExcluir
  3. Fui mãezinha do Amparo, convive com a vó, até hoje tenho amigas desta época. Ela ensinou o que é o amor de DEUS

    ResponderExcluir
  4. Eu tomei muita injeção com ela, que era um amor, ela viveu num bairro prox ao meu chamado Jd Sabia.

    ResponderExcluir
  5. Quando que ela descansou no Senhor?

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe trabalhou desde o início na fundação do bairro

    ResponderExcluir
  7. Sou filha do Hospital São Paulo, minha mãe foi mãezinha que morou no Amparo Maternal, vivi lá até 4 anos, mudamos pro Jd Sabiá, onde as mãezinhas tiveram suas casas pra morarem com seus filhos, deu trabalho pra todas, que pagaram suas casas, descontadas uma parcela nos salários, a "Vó Domineuc" foi incansável em cuidados com todos nós, deveria ser reconhecida como Santa das mãezinhas e dos pobres desvalidos! Quantas excelentes profissionais formou na Escola Paulista de Enfermagem, trabalhadora incansável no Amparo Maternal, junto com Dr Álvaro Guimarães, sofreu injúrias caluniosas, mas tenho certeza que está glorificado com Deus! Perdoou seus algozes, pessoa inteligente e a frente de seu tempo! Sou grata a Deus por tê-la conhecido! Deus abençoe sempre onde estiver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm fui mãezinha do Amparo, talvez a gente se conhece como é seu nome, amo a Vó

      Excluir

Integrantes

Integrantes do Grupo: Nomes :                               RGM : Aline Alves                    1876408-8 Alex Carv...