quinta-feira, 19 de abril de 2018

Waleska Paixão - Parte 4 de 4


O RECONHECIMENTO PROFISSIONAL 






 Em 1959, o diretor da Casa de Saúde e Maternidade Arnaldo de Moraes criou o "Prêmio Waleska Paixão".

  Em 1968, durante o XX Congresso Brasileiro de Enfermagem, Waleska Paixão recebeu o primeiro prêmio "Enfermeira do Ano".

  Cabe destacar que a própria EEAN reconheceu o valor de sua contribuição, quando em 1983, encaminhou processo à Universidade Federal do Rio de Janeiro, para que lhe fosse outorgada a mais elevada honraria acadêmica: o Título de Doutor Honoris Causa, somente concedido a personalidades nacionais e estrangeiras de alta expressão.

  Após sua gestão como Diretora da EEAN, já aposentada, Dona Waleska aceitou o convite da arquidiocese de Sergipe para realizar um trabalho social na cidade de Santa Rosa de Lima.

  Por último, em 1993, com quase 90 anos de idade, Dona Waleska retornou a Petrópolis, devido a problemas de saúde, vindo a falecer em 25 de novembro do mesmo ano - Dia de Ação de Graça -, quando a Enfermagem perdeu, de fato, uma ilustre guerreira e defensora das causas da profissão.

       




Referências Bibliográficas:  

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000100005


 

Waleska Paixão - Parte 3 de 4


Fala Galera, tudo certo com vocês??

Hoje dando continuidade ao que falamos no post anterior, falaremos sobre como nossa percussora de enfermagem, Waleska Paixão, tornou-se diretora da EEAN - Escola de enfermagem Anna Nery e algumas atribuições importantes. Então vamos lá...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DIRETORA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY


      Com a saúde debilitada e emocionalmente preocupada com a família, em 1948, nossa protagonista pediu a exoneração do cargo de Diretora da Escola e retornou ao seu estado de origem, Rio de Janeiro, para permanecer próxima de sua família, residente em Petrópolis.

     Aproveitou ainda para aceitar o convite de Laís Netto dos Reys, que à época dirigia a Escola de Enfermagem Anna Nery, para trabalhar na referida escola.Em junho do mesmo ano, foi admitida na EAN segundo a Portaria nº 91 de 24 de junho de 1948, publicada no Diário Oficial de 30/06/1948, sendo sua posse para exercer o cargo de enfermeira, em 01 de julho de 1948, " (...) Então eu fui pra Ana Néri em 1948 e comecei a trabalhar'.

     Após dois anos no cargo de professora e de atividades de contribuição à diretoria da Escola, em 10 de julho de 1950, foi nomeada pelo Presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, para exercer o cargo de Diretora da Escola Anna Nery da Universidade do Brasil, vago em virtude do falecimento de D. Laís.


   Ela foi Diretora da EEAN durante 16 anos (1950-1966) utilizando principalmente a sua inteligência e determinação para alcançar êxito nas lutas travadas em prol do crescimento e desenvolvimento da profissão.

   Em sua gestão, promoveu Reuniões de Diretoras de Escolas de Enfermagem brasileiras realizadas na EAN, onde foram discutidas questões relativas ao ensino de enfermagem.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

   Foi eleita presidente da ABED ( Associação Brasileira de Enfermeiras Diplomadas ) no período 1950-1952.

   Juntamente com outras ilustres enfermeiras, reivindicou a retificação de cargo e reclassificação da enfermagem entre os serviços profissionais de nível médio.

   Em 12 de julho de 1960, foi sancionada a Lei nº 3.780, pelo presidente Juscelino Kubitschek, dispondo sobre a Classificação de Cargos do Serviço Civil do poder executivo, sendo considerado de grande importância o status da Enfermagem, lei posicionou o enfermeiro como profissional técnico-científico de nível superior, bem como contribuiu para o reconhecimento do enfermeiro como categoria de nível universitário, com remuneração condizente.

   O trabalho da Comissão de Legislação da ABED para tornar realidade a Lei no 2.604/55, Lei do Exercício Profissional, foi importante para evolução da Enfermagem, visto que o exercício da profissão passou a ter, de modo mais especificado, uma legislação própria, independente de outros profissionais.

   . Em 1951, Waleska integrou uma comissão para o estudo do Código de Ética da Enfermagem.
   
    Waleska publicou diversos artigos, contudo, o mais valioso trabalho foi primeiro livro didático de História da Enfermagem, publicado em 1951, "Páginas de História de Enfermagem".

 

Integrantes

Integrantes do Grupo: Nomes :                               RGM : Aline Alves                    1876408-8 Alex Carv...