sexta-feira, 13 de abril de 2018

Waleska Paixão - Parte 1 de 4

Waleska Paixão -  Parte 1

Fala Galera, Tudo certo com vocês??

Como prometido o tema do nosso post de hoje será sobre a percussora de Enfermagem Waleska Paixão, enfermeira diplomada pela escola de Enfermagem Carlos Chagas, da Universidade Federal de Minas Gerais - EECC/UFMG, contribuições importantes para o ensino de Enfermagem no Brasil

Então quem foi essa percussora de Enfermagem e o no que ela foi importante para a nossa profissão?
Quer saber, e só continuar lendo...


Waleska Paixão: 


   Nasceu no dia 03 de novembro de 1903, em petrópolis, Rio de Janeiro. Sexta filha de seus pais, Ludovinia Vale Pixão e Henrique Paixão, aprendeu a escrever em sua própria língua ( Português ), além de ser fluente em três línguas: Inglês, Francês e Espanhol.

   Aos 14 anos, tornou-se professora e catequista autodidata, no externato Paixão, fundado pelo seu avó, e mais tarde assumiu a diretoria do mesmo.
 
   Com a segunda década do seculo XX, o mundo vivia algumas consequências da primeira guerra mundial, com o surto de Gripe Espanhola, waleska com apenas 15 anos de idade, aprendeu quase por intuição o '' oficio de enfermeira''. Cuidou de sua irmã mais velha quando a mesma foi acometida pela doença, que por ventura necessitava de visitas constantes ao médico, quase sempre para ser medicada por medicações injetáveis, com intuito de amenizar os sintomas da gripe. Foi quando sua irmã precisou ser medicada com Urgência de ser medicada, porém o médico encontrava-se distante da residência, Ela mesmo lembra: "Eu achei um absurdo esperar [ o médico para aplicar ] uma injeção para um caso assim gravíssimo, e perguntei ao médico se havia alguma dificuldade, se eu não podia aprender a dar uma injeção". 

    A partir desse episódio, aprendeu os ofícios de enfermagem, procedimentos técnicos de enfermagem, os mais simples, e sempre sobre as orientações do médico. Durante a doença de gripe espanhola, começou a atender a vizinhança acometida pela moléstia, a pedido do próprio médico.


   Seu envolvimento formal com a Enfermagem, se deu quando tinha 33 anos de idade: " (...) Tinha 19 anos de idade, eu vi, numa vitrine, um anúncio da escola de enfermagem Anna Nery, e eu tive vontade de começar, mais tinha certeza que minha mãe não deixaria, naquela época, praticamente a enfermagem não existia".


Curioso da saber mais sobre Waleska Paixão?


Se sua resposta for sim, e só continuas ligadinho aqui com a gente!!!!!!!!!!!



Atenciosamente

Equipe Estação Saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Integrantes

Integrantes do Grupo: Nomes :                               RGM : Aline Alves                    1876408-8 Alex Carv...